Egídio Serpa: Hub da TAM: vento a favor

By | 16/01/2016

Está pronta para operar a Base Nordeste da TAM Aviação Executiva. Ela foi implantada na cidade de Aracati, 120 Km a Sudeste de Fortaleza. O Governo do Ceará investiu nela R$ 30 milhões, apostando na geração de empregos qualificados e mais ainda numa nova fronteira de negócios para o Estado. Eis a primeira boa notícia. Mas há outra de importância similar e que pode fazer link àquela: a Latam – controladora da TAM – fechou acordo operacional com a IAG, controladora da espanhola Iberia e da britânica British Airways, e com a American Airlines, a gigante aérea dos EUA. Os dois eventos emprestam mais força à cidade de Fortaleza na sua luta para atrair o Hub Nordeste que a Latam instalará nesta região. Os ventos sopram a favor, pelo menos agora.

Desemprego

De agosto a outubro de 2014, a taxa de desemprego foi de 6,6%. De agosto a outubro de 2015, essa taxa bateu nos 9%. Há no Brasil, hoje, 9,1 milhões de pessoas desempregadas – revelou ontem o IBGE. Pelo andar da carruagem, vai aumentar.

Esperança

Ontem, o governador Camilo Santana reuniu-se com o time da Secretaria de Recursos Hídricos. Ouviu dos técnicos da SRH um relato de como está hoje a oferta hídrica no Estado, que teve discretíssima melhora, renovando boas esperanças.

Na praia

No Beach Fest Imobiliário, que se realiza no Shopping Iguatemi, a empresa Simpex Incorporações apresenta as últimas unidades do seu Parque das Ilhas Water- Home Resort, localizado no Porto das Dunas. Ele tem três ilhas de apartamentos.

Pecnordeste

Informa a Federação da Agricultura do Ceará: sua Pecnordeste – o Seminário Nordestino de Pecuária – será realizado de 20 a 23 de junho, no Centro de Eventos do Ceará. Será a 20ª edição do evento, com exposição de produtos e palestras técnicas

Sem líderes e sem rumo

Há uma crise econômica e outra política, ambas graves e aguardando solução. Mas tudo está a seguir como se crise não houvesse: os que podem lhe dar saída estão em férias. E permanecerão em férias até o dia primeiro de fevereiro – e logo depois terão mais uma semana de repouso carnavalesco, que ninguém é de ferro. Sem líderes capazes de ordenar um entendimento que reponha no lugar correto a política e a economia, o Brasil navega sem rumo. E quem ousa dar rumo ao País é alvejado por quem – em vez do interesse da Nação – só defende o seu próprio interesse ou o de sua corporação. É difícil!

Termelétricas

Todas as semanas, pelo menos um navio atraca no Porto do Pecém para descarregar carvão mineral. Essa carga se destina às usinas termelétricas Pecém I e Pecém II e à siderúrgica, cujo pátio de estocagem toma vulto: dois navios já trouxeram para ela 140 mil toneladas de carvão.

Bom

De ônibus

Esta coluna conversou com dois pequenos empresários que, em vez de automóvel, usam ônibus para o ir-e-vir do trabalho. Eles opinaram: as vias exclusivas diminuíram o tempo da viagem.

Ruim

Juros

Se subir os juros, o Copom do Banco Central – que se reunirá na próxima semana – terá a ira do PT e do empresariado. Se decidir reduzi-los, será aplaudido pelo PT e baleado pelo empresariado.

Livre Mercado

Consertando: o Villa Umbria, empreendimento imobiliário que a Construtora Mercurius ergue no Eusébio, terá 112 casas de alto padrão e não apenas 12, como saiu aqui.

Segue caindo a venda de computadores, no Brasil e no resto do mundo. Os smartphones, que mantêm as vendas, têm, pelo visto, resolvido os problemas das pessoas. A propósito: o telefone com fio, que se tinha em casa, fixamente, perdeu lugar para o sem fio, usado na sala, na cozinha, no quarto e no banheiro.

Acompanhe os comentários em http://svmar.es/egidio-serpa

Negócios