Egídio Serpa: Chuvas: além da ciência, fé

By | 20/01/2016

Hoje, Eduardo Sávio, presidente da Funceme, e Antonio Divino Moura, diretor do Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia, dirão ao governador do Ceará, Camilo Santana, que, entre fevereiro e abril deste ano, o Estado terá chuvas abaixo da média histórica. E que a atividade do El Niño segue intensa, mas com viés de baixa. E essas chuvas dos últimos dias? “São produto de um Vórtice Ciclônico que, nesta época do ano, costuma atuar na região nordestina, diz Divino, que adverte: “Até abril é o que deverá acontecer. De abril em diante, só o saberemos em março”. O Inmet e a Funceme trabalham com fatos científicos e estes apontam que os próximos três meses serão ruins de chuva para o Nordeste, diz Eduardo Sávio. Mas, para além da ciência, está a fé.

Bom emprego

Você é economista? O BNB quer contrata-lo e oferece salário de R$ 29 mil. Desde que você seja doutor em economia com experiência de 5 anos em gestão pública e privada e fale inglês.

Codevasf

Está decidido: a Codevasf fará a gestão do Projeto São Francisco. O Dnocs foi dele alijado, apesar do esforço a favor feito pela bancada cearense na Câmara dos Deputados. A Codevasf já tem ajuda da USP para, entre outras coisas, fixar a tarifa da água, que não será barata.

TAP

Foi extinto o voo diário da TAP Lisboa-Manaus. Não dava lucro. Até junho, a TAP terá para a sua controlada PGA oito novos ATR-72 e nove Embraer 190. A PGA mudará de nome – será TAP Express”. Extinto também o Lisboa-Bogotá. Igual motivo.

Túnel de Milagres avança

Esta informação tem o mesmo valor de uma chuva de 150 mm nas nascentes do Jaguaribe: o túnel de Milagres – por dentro do qual passarão as águas do Projeto São Francisco de Integração de Bacias – está sendo perfurado em ritmo de frevo por máquinas de empresa especializada nesse serviço – a Toniolo Busnello Construções. O secretário de Recursos Hídricos do Governo do Ceará, Francisco Teixeira, que transmitiu a notícia a um grupo de empresários da indústria e agricultura, acrescentou um detalhe importantíssimo: o túnel estará pronto em junho.

Desafios

Terça-feira, 26, a Fiec retomará seu Fórum Ideias em Debate. E com uma prata cearense, o economista Mansueto Almeida (foto), mestre na matéria pela USP e doutor em políticas públicas pela MIT (EUA). No dia 3/02 a Fiec levará Miriam Leitão para falar a empresários na cidade de Juazeiro do Norte.

Bom
Coelce

Incentivado pelo Programa de Eficiência Energética da Coelce, o Instituto Dr. José Frota está a trocar por novos e modernos os equipamentos de refrigeração. O consumo de energia cairá 40%.

Ruim
Congestionado

Nas horas de rush – no começo do dia e da noite – está impossível circular de automóvel em Fortaleza. Tudo congestionado. São Paulo agora é aqui. A culpa é das obras públicas em execução.

Livre Mercado

Antecipando-se ao Liquida Fortaleza, que será em fevereiro, a rede de lojas Meia Sola, Arezzo e Schutz, pilotada pela empresário Tana Albuquerque, começou segunda-feira, 18, uma promoção que reduziu os preços de sapatilhas, sandálias de festa, alpargatas e bolsas.

Um tiro na mosca deu o governador Camilo Santana ao vetar distribuição de dinheiro público do Estado para festas carnavalescas. Camilo entende – muito bem – que o tempo é de crise e que todo centavo é importante.

Acompanhe os comentários em http://svmar.es/egidio-serpa

Negócios