Egídio Serpa

By | 21/02/2015

 

Eólica “made in Brazil”

O setor de energia eólica nacional parte para relevante momento. Pela primeira vez, foi produzida, em território nacional, uma nacelle. Esse equipamento, crucial para o funcionamento das pás eólicas, comporta todos os componentes necessários à produção de energia – como o gerador, a caixa de velocidades e o sistema de transmissão. A primeira nacelle foi entregue em unidade fabril no Rio Grande do Sul e será destinado a um parque eólico daquele estado. A nacionalização das nacelles é, inclusive, uma das novas exigências do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES) para financiamentos no setor. Com a fabricação doméstica dos componentes, gerar energia por meio dos ventos fica mais barato.

FIAT em Pernambuco

A Fiat já deu pontapé inicial na montagem de veículos em escala comercial na unidade produtiva recém construída situada em Goiana, no estado de Pernambuco.

Produção de aço

Bom momento para a siderurgia. A produção de aço bruto em janeiro apresentou crescimento de 7,7%, em relação a igual período de 2014. Tendência de subida também foi registrada em aços laminados, com 1% de alta assinalada.

Vagas de estágio

Os Correios abrem, na próxima segunda-feira, seleção para vagas de estágio em Fortaleza. As inscrições poderão ser efetuadas até 9 de março, pelo site www.correios.com.br. As oportunidades são para jornalismo e publicidade.

Concurso de ideias

Excelente oportunidade para jovens empreendedores do Ceará e de todo o País. A competição internacional Hello Tomorrow Challenge recebe inscrições de projetos inovadores até o dia 28 de fevereiro. Startups de todo o mundo que atuem nas áreas de agronegócio, robótica, transportes, energia e meio ambiente, saúde e tecnologias da informação podem participar pelo site hello-tomorrow.org/challenge. Os autores dos 30 melhores projetos apresentarão os detalhes em Paris, no mês de junho. O grande vencedor receberá gordo cheque de 100 mil euros para investir na empresa.

Aviação

Apesar do momento econômico fraco, o Brasil continua sendo alvo de empresas fabricantes de aviões. A Boeing prevê aumento no número de passageiros pelos terminais nacionais e, diante disso, a expectativa da indústria é ampliar a venda de aeronaves para o País.

Bom

Inclusão social

A STDS oferta 90 vagas de curso de capacitação profissional para pessoas com deficiência. Interessados poderão se inscrever na sede do Cepid, na Barra do Ceará.

Ruim

TV a cabo

O problema se repete: basta um pouco de chuva e as operadoras de TV a cabo logo deixam o consumidor na mão. Ações preventivas contra essas falhas são inexistentes.

Livre Mercado

O presidente do Grupo Nestlé, Paul Bulcke, afirmou, durante divulgação de resultados da empresa, que a América Latina é a região do Futuro. Segundo ele, Brasil e México tendem a ver investimentos multiplicados nos próximos anos.

Bem mais pessimista, o famoso economista americano Andrew Zimbalist acredita que o Brasil viveu e ainda vive uma ilusão causada pelos grandes eventos esportivos. Na opinião dele, Copa e Olimpíadas não influenciaram positivamente a economia. A tendência é idêntica em todos os países sedes.

A coluna foi redigida por Victor Ximenes
 

Negócios