Egídio Serpa

By | 13/02/2015

Parceiros para a refinaria

A comissão externa da Câmara dos Deputados que investigará os motivos pelos quais as refinarias Premium I e II não saíram do papel também servirá para buscar soluções em prol de possível continuidade dos projetos. Segundo o deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE), que apresentou o requerimento da Comissão, a ideia é possibilitar a entrada de investidores estrangeiros no empreendimento. Ele citou o exemplo da Companhia Siderúrgica do Pecém, projeto do qual a Petrobras desistiu de ser parceira, mas que seguiu adiante com o capital privado. A comissão será instalada em cinco semanas, e a expectativa é de que, em seis meses, sejam apresentadas propostas.

Novo comando

Deverá caber ao ex- deputado cearense Paulo Henrique Lustosa a missão de reerguer o Dnocs. Espera-se que o nome do político seja anunciado, após o Carnaval, no comando do órgão. Falta só a presidente Dilma bater o martelo.

Emprego

O cargo de coordenador de departamento pessoal foi apontado como o mais procurado no início de 2015, segundo levantamento da empresa de recrutamento Page Personnel. A busca por esses profissionais cresceu 40%, em janeiro.

Direito a férias

É chocante a diferença de direito a férias entre os países. Enquanto alguns são mais generosos, como Brasil e a Alemanha, com 20 ou 21 dias úteis de descanso garantidos; outros, como México e Japão, não liberam por mais de 8 dias úteis.

Estude na Rússia

O governo russo está com bolsas integrais para estudantes de graduação, mestrado e doutorado brasileiros. Interessados devem enviar e-mail para [email protected] Além do curso, o governo banca 1 ano de aulas do idioma russo.

Contas no Carnaval

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) lembra aos consumidores com contas a vencer entre o sábado de Carnaval e a terça-feira da próxima semana que o pagamento pode ser feito no primeiro dia útil seguinte, ou seja, a quarta-feira de cinzas. Alguns boletos já chegam com a data de pagamentos ajustada pelo feriado, mas outros não, o que pode gerar algum tipo de confusão. Vale lembrar, no entanto, que quitar as faturas antes do feriadão é mais cômodo para o consumidor, uma vez que os bancos só voltam a funcionar a partir das 12h da quarta e, geralmente, com fluxo grande. Há, ainda, a possibilidade de pagar os boletos via internet banking e caixas eletrônicos.

Jovens e imóveis

Quase metade dos compradores de imóveis no País é formada por jovens de até 35 anos de idade, de acordo com dados da Caixa. As construtoras têm pensado nesse perfil na hora de executar projetos. A localização do imóvel é um dos fatores determinantes para a escolha dos jovens.

Bom

Concurso

O sempre aguardado concurso público da Polícia Rodoviária Federal (PRF) está previsto para este ano. O pedido já está em trâmite e aguarda confirmação do Ministério do Planejamento.

Ruim

Dólar

Turista que pretende ir ao exterior, más notícias: já há, no mercado, analistas que projetam o dólar a R$ 3,20, em 2015. Isso na Bolsa de Valores. Imagine, então, nas casas de câmbio!

Livre Mercado

O instrutor sênior de metalurgia da unidade do Senai de Maracanaú, Necy Alves, e o consultor em Inovação da FIEC, Mateus Paulino, sagraram-se vice-campeões mundiais do Desafio Universitário e Profissional da Associação Mundial do Aço, na categoria Indústria. A equipe brasileira, também formada pelo chefe do forno da Gerdau Ceará, Rodrigo Ramos, e pelo estudante de mestrado em Engenharia de Materiais da UFC, Marcos Daniel, foi superada apenas pelos representantes da China. Durante 2 horas de competição, eles foram desafiados a elaborar um aço de alta resistência para Construção Civil A coluna foi redigida pelo jornalista Victor Ximenes.

Negócios