Egídio Serpa

By | 30/01/2015

Refinaria: a volta por cima

Na hora da crise é que se revelam a criatividade, a eficiência e a ousadia do gestor. Neste momento, o governo do Ceará – ainda revoltado com a decisão da Petrobras de cancelar a implantação da refinaria do Pecém – tem a grande chance de dar a volta por cima. Como? Buscar na Ásia – na China ou Coreia do Sul – um sócio para esse mesmo projeto. A gigante chinesa Sinopec sabe como construir uma refinaria moderna e por menos da metade do preço das que constrói a Petrobras, sem Nestor Cerveró ou Paulo Roberto Costa. A Sinopec tentou sem êxito ser sócia da Petrobras nas refinarias Premium I e II. Ela já tem negócios no Brasil. Mas não é só ela: a coreana GS Energy, que quis também se associar à Petrobras no mesmo projeto, faz uma refinaria em três anos.

Petróleo

Como o Brasil necessitará de novas refinarias, agirá corretamente o governo do Ceará se mantiver o plano original de destinar um píer exclusivo do Pecém para a movimentação de petróleo.

IPTU

Uma viúva, que festejará 94 anos no dia 4 de abril e que recebe pensão de R$ 1,6 mil por mês, quase tem um enfarte, ontem, ao abrir o boleto do IPTU do pequeno apartamento onde mora sozinha na Varjota. Veio com aumento de 41%. Roberto Cláudio prometera só 6,5%.

Adece

Que tipo de ar é inspirado e respirado hoje na Agência de Desenvolvimento do Ceará – a Adece? Resposta de um graduado servidor da casa: "O ar da insegurança e da ansiedade. Não se sabe se continuarão os atuais diretores ou se virão novos".

A estratégia da Coopercon

Sábado, 31, e domingo, 1º de fevereiro, a diretoria da Cooperativa da Construção Civil do Ceará (Coopercon), estarão reunidos em um hotel da cidade para elaborarem o plano estratégico e o orçamento da entidade para este exercício. Três convidados proferirão palestras – o fundador da Coopercon, João Carlos Lima, que hoje mora com a família na Austrália, o consultor financeiro Ênio Arêa Leão e o consultor Eliardo Vieira, da KPMG. O presidente da Coopercon, Marcos Novaes, revelou que, neste 2015, uma das prioridades será a usina verde – que será instalada em Fortaleza para reciclar os resíduos sólidos da construção civil da cidade.

Torcida

Depois da frustração causada pelo cancelamento da refinaria do Pecém, os cearenses agora cruzam os dedos, torcendo para que no fim deste ano – como está prometido – seja concluída e entre em operação a usina siderúrgica da CSP (foto). Que todas as divergências sejam superadas. Amém!!

Bom

O Boticário

Depois de ouvir 2,5 milhões de consumidores, pesquisa da YouGov BrandIndex Buzz feita em 2014 apurou que O Boticário é a primeira entre as principais marcas mais lembradas do País.

Ruim

Sem AMC

Como faltam agentes e também veículos para a fiscalização da AMC, os motoristas continuam estacionando ao longo do lado direito da rua Joaquim Nabuco, onde é proibido estacionar.

Livre Mercado

Uma das grandes e eficientes empresas da área de comunicação do Ceará, a AD2M está prestando assessoria de imprensa ao ciclo de festas pré-carnavalescas da Secretaria de Cultura de Fortaleza, a Secultfor. Essas festas têm a presença da cervejaria Skol, que as patrocinam.

Foi inaugurada ontem, na rua Coronel Jucá, na Aldeota, a Stage Office, especializada no segmento de móveis para escritório. O empresário Robério Sydrião, que a instalou, está no mercado há mais de 40 anos.

Empresas patrocinadores do Fortaleza Esporte Clube ainda apostam no time.

Negócios