Eduardo Cunha quer ministros no plenário da Câmara todas as semanas

By | 11/02/2015

O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), anunciou nesta terça-feira (10) que pretende viabilizar uma série de comissões gerais na Casa, a partir de março, às quintas-feiras, para que os 39 ministros expliquem suas agendas de trabalho e deem explicações sobre as respectivas pastas. “Vamos convidar os ministros de Estado para ter a presença de pelo menos um deles a cada semana no plenário. Vamos fazer o calendário para o ano inteiro e acertar os convites”, disse.

De acordo com Eduardo Cunha, no caso de algum ministro se recusar a comparecer pode até haver convocação dele para dar explicações. “Se eventualmente, alguém que foi convidado se recusar a comparecer, sem uma motivação de força maior, aí pode ser que o plenário decida por convocá-lo, mas o objetivo é o debate”, explicou. Cunha disse que a intenção é aprovar um convite global para elaborar um calendário de debates em plenário para o ano inteiro.

O presidente da Câmara negou que a proposta tenha motivação política. “Não tem reação nenhuma. É simplesmente para o Parlamento fazer o que ele tem que fazer, que é debater. Que os ministros possam debater os assuntos das suas pastas com o Parlamento. Normal isso”, afirmou.

Ultima Hora