Dono do Tinder e do Match.com irá abrir capital

By | 25/06/2015
Tinder (Foto: Divulgação AppStore)

O conglomerado de mídia e internet IAC/Interactive anunciou nesta quinta-feira (25/06), por meio de nota, que irá realizar um spin-off de uma de suas divisões mais famosas: The Match Group. A área agrega, entre outras empresas, três famosos sites e plataformas de relacionamento: o Tinder, o Match.com e o OKCupid. O spin-off (separação em uma empresa independente) permitirá ao MatchGroup realizar um IPO, ou seja, lançar ações na bolsa de valores.  

O IAC/Interactive é liderado pelo magnata Barry Diller e entrou no mundo dos "relacionamentos online" em 1999, quando comprou o Match.com. Desde então, tem lançado outras empresas. Hoje, se você escolher um aplicativo para buscar um namorado ou companhia, provavelmente usará um serviço que pertence ao conglomerado.  Na semana passada, o cofundador do Tinder, Sean Rad, disse que alncançou 16 mil "swipes" (visualizações de perfis) por segundo e 8 bilhões de matches (combinações). E o potencial é enorme. Uma pesquisa do Globalwebindex disse que apenas 1% dos usuários da internet usam o Tinder ao menos uma vez por mês. 

O restante do The Match Group inclui Chemistry.com, HowAboutWe, speeddate.com e o Meetic. "A indústria dos sites e aplicativos de relacionamento já percorreu um longo caminho desde a sua criação, mas a categoria permanece pouco explorada", disse Greg Blatt, presidente do The Match Group, em nota. Segundo ele, o IAC acredita que a combinação de "muitos negócios já consolidados", como o Match, Meetic e o OurTime com negócios que ainda estão em estágio inicial, como o Tinder e o OKCupid, criarão uma combinação atrativa e uma significante geração de caixa, altas margens e um potencial de crescimento enorme". 

O IAC afirmou que deve lançar 20% do The Match Group em ações ordinárias – o restante permanecerá com o grupo. A expectativa é que o IPO seja realizado até o final do ano. 

Revista Época Negócios