Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado neste sábado (13)

By | 12/06/2015

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará – Hemoce, unidade da Secretaria de Saúde do Estado, realiza neste sábado (13), a partir das 8 horas da manhã, a festa em comemoração ao Dia Mundial do Doador de Sangue (14 de junho).  O evento  visa chamar a atenção da população para a importância da doação voluntária de sangue e  abastecer o estoque do hemocentro, visto que o mês de férias se aproxima e,  historicamente, é um período de queda no número de doações em  todos os hemocentros do país.

Na ocasião também será realizado o lançamento oficial da Campanha de Férias cujo slogan esse ano é “Não dê férias a solidariedade. Doe sangue e faça parte do Clube do Bem! A festa começa às 8 horas com uma aula de ginástica laboral, seguida por um show de humor da Madame Mastrogilda. Como é período de São João, às 10 horas, a Quadrilha Infantil Amor Nordestino fará uma apresentação. Às 14h30min,  a programação encerra com o humorista e doador do Hemoce, o Papudim.

Durante todo dia, serviços como aferição de glicemia, massagem, hidratação facial, serão oferecidos aos cidadãos cearenses. A programação conta  com o apoio da Fametro, Fanor e Pardal, organizou uma programação especial para todos os cidadãos cearenses.Para quem quiser participar do Dia Mundial do Doador realizando a doação voluntária de sangue, mas não pode comparecer a festa, o Hemoce realiza coleta nos seguintes locais:

Saiba mais

O dia 14 de junho foi intitulado o Dia Mundial do Doador de Sangue pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2004. Na data também é comemorado o aniversário de Karl Landsteiner, imunologista austríaco responsável por descobrir o fator Rh e identificar diferenças existentes entre os diversos tipos sanguíneos humanos. Este ano, o tema da campanha da OMS é "Thank you for saving my life", (Obrigado por salvar minha vida), que tem o objetivo de agradecer a todos que contribuem diariamente com a doação voluntária de sangue salvando a vida de muitas pessoas.

Para ser um doador de sangue é preciso: estar saudável, bem alimentado, ter mais de 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de 18 anos precisam apresentar o termo de consentimento para menores que está disponível para download no site do Hemoce (www.hemoce.ce.gov.br).

Mais informações:

Dia Mundial da Doação de Sangue do Hemoce, 13 de junho. Das 8h às 16h.Hemocentro Coordenador (Av. José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo). Pontos de doação: Shopping Via Sul (Av. Washington Soares, 4335 – Lagoa Sapiranga): 15h às 20h. Posto de Coleta IJF (R. Barão do Rio Branco, 1816, Centro): 13h às 17h30min.  Praça do Ferreira (R. Floriano Peixoto, s/n, Centro): 8h às 14h. Capela Cristo Ressuscitado (Av. João de Araújo Lima, s/n – 4ª etapa – Conjunto José Walter): 9h às 14h

Ultima Hora