Conheça medidas fáceis que podem ajudar o seu coração

By | 16/06/2015

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a doença cardiovascular (DCV) é a principal causa de morte no mundo, com 30% dos óbitos globais. No Brasil, 350 mil pessoas morrem por DCV, por ano. Destas, 1/3 são por infarto e o colesterol alto é o principal fator de risco. Estes dados assustadores comprovam a importância de cuidar do coração que, com a correria do dia-a-dia, acaba sendo deixada de lado junto a hábitos simples e fáceis de adotar, mas que podem fazer toda a diferença para a saúde cardiovascular.

Elizabeth Vargas, nutricionista da Unilever, recomenda seis super dicas para quem quer contribuir com a saúde do coração, podendo prevenir  doenças cardiovasculares como AVC, colesterol alto, infarto, entre outras. Anote e coloque em prática agora mesmo!

Eu me remexo muito!

Se você caminhar 30 minutos todos os dias já será o suficiente para trazer benefícios.Outra dica é, se você trabalha sentado por muito tempo, procure ficar por 5 minutos em pé, a cada hora. O sedentarismo faz com que menos calorias sejam gastas, favorecendo a obesidade em todas as faixas etárias. Alguns dos benefícios da atividade física incluem: redução do colesterol ruim e aumento do bom, ajuda na manutenção do peso corporal, fortalece a musculatura, mantém os níveis corretos de glicose no sangue, promove liberação de substâncias que proporcionam prazer e ajuda no controle da ansiedade.

Meu peso está saudável?

O excesso de peso pode provocar aumento da pressão arterial e dos níveis de glicose no sangue. Uma maneira de acompanhar se seu peso esta adequado é realizar o cálculo do IMC (Índice de massa corpórea) que indica se seu peso esta proporcional a sua altura. Mas, é importante sempre procurar um acompanhamento médico e de nutricionista para saber a melhor forma de se manter no peso ideal.

Não fumo, obrigada!

Fumar aumenta o risco de desenvolver infarto e AVC. E não é só o coração que fica prejudicado: os pulmões, a bexiga e o pâncreas também podem ser afetados.Entre as mais de 4.700 substâncias nocivas presentes no cigarro, a nicotina é a responsável pela dependência, que é maior do que a de drogas como a cocaína e a heroína. 

Eu me conheço

Faça exames de rotina ao menos uma vez ao ano, mesmo sendo uma pessoa saudável, para saber os valores da sua pressão arterial, níveis de colesterol e glicose. Para tal, procure um clínico geral, endocrinologista ou um especialista de sua preferência, que possa avaliar suas condições físicas e psicológicas, além do seu estilo de vida, e indicar os exames mais adequados para o seu caso. Quando as doenças são tratadas de forma preventiva, as chances de que o problema possa ser controlado, ou até mesmo evitado, são grandes. Proteja-se!

Controle o estresse – 1, 2, 3, 4, 5, 6…

Quando muito freqüente ou muito intenso, o estresse pode evoluir e causar alterações no organismo, facilitando o aparecimento ou agravamento de doenças. Portanto, para o estresse não atrapalhar sua qualidade de vida, lembre-se de desenvolver e aplicar técnicas como meditação, ioga, exercícios físicos, respiração, planejar e realmente tirar suas férias, entre outras atividades que te dão prazer.

Você é o que você come!

Uma alimentação equilibrada, rica em fibras e com pouca gordura, sal e açúcar beneficia o coração e evita o acúmulo de gordura nas paredes dos vasos sanguíneos, elevação da pressão arterial e aumento da glicose no sangue. Opte sempre por cremes vegetais ricos em gorduras “boas” como as mono e poliinsaturadas.

Ultima Hora