Como minimizar impactos da crise

By | 13/06/2015

Diante do cenário de instabilidade econômica no País, marcado pela inflação, alta taxa de juros, baixa regularização das dívidas e pouco crédito, os empresários brasileiros procuram alternativas para minimizar impactos negativos em seus negócios.

Para Roberto Shinyashiki, doutor em administração de empresas pela Universidade de São Paulo (USP) e escritor de vários livros sobre sucesso no meio empresarial, é essencial não deixar que a perspectiva econômica determine o nível de crescimento da empresa. "Com a crise, as pessoas se deixam tomar pelo medo, e isso limita a ação. Às vezes, o próprio empresário já está avisando ao vendedor que a loja não vai vender", disse ele.

Segundo Shinyashiki, o executivo precisa ter o que ele chama de "certeza absoluta", isto é, a determinação para resolver os problemas e a confiança em uma boa gestão para reverter situações desfavoráveis. Ele aponta dois erros frequentes cometidos em época de crise. "Ou a pessoa não faz, ou ela faz demais. Fazer demais é fazer mal feito, porque não é época de fazer mais coisas, e sim de escolher os projetos que você vai priorizar", afirmou.

Oportunidades

O consultor destaca, ainda, as oportunidades de negócios que podem estar escondidas nas crises. Ele ressalta o potencial das situações adversas para reorganizar a empresa e seu sistema de gestão, podendo ser útil para que o empreendedor descubra elementos internos que são pouco explorados e que podem ser convertidos em algo produtivo, citando o exemplo do Estádio Morumbi, em São Paulo: "A grama não estava mais boa, precisava ser trocada, mas tiveram a ideia de colocá-la dentro de uma peça de acrílico e vendê-la por R$ 500 dizendo que foi o gramado sobre o qual o São Paulo foi campeão. Os são-paulinos ficaram loucos (para comprar)".

Roberto Shinyashiki ministrará hoje, às 14h, palestra em Fortaleza, no Centro de Eventos do Ceará, que faz parte do evento "Mestres do Sucesso – Mudando atitudes, superando desafios", que trará grandes nomes do coaching, gestão, empreendedorismo e autoajuda à Capital.

Mais Informações:

Evento "Mestres do Sucesso"
Local: Centro de Eventos do Ceará
Informações: (85) 4141-8345

Negócios