Ceará é atingido por mais de 2 mil raios

By | 24/02/2015

O Sistema de Monitoramento de Descargas Atmosféricas, da Companhia Energética do Ceará (Coelce), registrou a queda de 2.479 raios em todo o Ceará, entre o último sábado (21)  e a manhã desta segunda-feira (23).

Os municípios com o maior número de incidências, conforme os dados da Coelce, foram  Canindé (215), Paramoti (199) e Sobral (143). Em Fortaleza apenas um raio foi registrado. No  boletim da Companhia não há  registros de danos causados pelos raios.

 

Só em 2015 a Coelce já contabiliza 14.184 raios em todo o Estado. No Ceará, o município com maior incidência de raios foi Quixeré, contabilizando um total de 538 raios, seguido de Granja, que somou 485 descargas, e Canindé, com 444.

No ano passado foram registradas 153.470 descargas atmosféricas em todo o Estado. Sendo Granja a cidade com o maior número de raios, com 9.530.

 

Chuvas

Até a manhã de hoje (23), choveu em 134 municípios cearenses, conforme boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior precipitação foi registrada em Independência (72,5mm) no Sertão de Crateús.

Já no Sertão Central, a maior chuva ocorreu em Deputado Irapuan Pinheiro (55mm), seguido de Solonópole (52mm), Pedra Branca (45mm) e Madalena (44,8mm).

Em Fortaleza, foram registrados 42 milímetros. Ainda segundo a Funceme, as chuvas devem continuar no Interior do Ceará até a próxima quarta-feira (25).

 

Confira os cuidados dentro de casa durante tempestades

– Evitar o uso do celular, secador de cabelo e ferro elétrico conectados à tomada;

– Evitar uso de chuveiro ou torneira elétrica;

– Evitar consertos de instalações elétricas;

– Se possível, permanecer dentro de casa enquanto a tempestade durar.

 

Cuidados fora de casa durante tempestade

– Evitar contato com objetos metálicos, como cercas de arame, tubos metálicos e principalmente linhas telefônicas ou elétricas;

– Evitar estar em locais como campos abertos, piscinas, lagos, praias, árvores isoladas, postes e locais elevados. 

 

Ultima Hora