Blatter diz que final da Copa 2022 não passará de 18 de dezembro

By | 28/02/2015

Nesta sexta-feira, 27, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, declarou que a final da Copa de 2022, que será disputada no Qatar, será jogada no máximo em 18 de dezembro desse ano. "O Mundial não vai se prolongar até 23 de dezembro de 2022. É um não definitivo a essa data, a final da competição não deve ir além do dia 18 de dezembro", comentou Blatter, rejeitando publicamente a proposta da Uefa, que gostaria que a final fosse jogada dois dias antes do Natal para não prejudicar os calendários de suas competições.

Na última terça-feira, 24, um grupo de trabalho da Fifa anunciou que o melhor período para a realização da Copa do Mundo do Qatar, em 2022, seria entre o fim de novembro e o fim de dezembro, quando é inverno no hemisfério norte. A recomendação do grupo de evitar que o Mundial aconteça em junho e julho, como manda a tradição, foi apresentada devido às temperaturas de até 50ºC que o Qatar costuma registrar nessa época do ano.

Proposta de definição das datas do torneio será discutida em março

A proposta de definição das datas da Copa será discutida na próxima sessão do comitê executivo da Fifa, programada para os dias 19 e 20 de março deste ano, na sede da entidade, em Zurique, Suíça. Perguntado sobre a oposição dos clubes europeus e o pedido de compensações financeiras formulado por Karl-Heinz Rummenigge, presidente da Associação Europeia de Clubes (ECA), Joseph Blatter respondeu que não vê motivo para que os clubes sejam compensados. Os especialistas da Fifa também formularam uma proposta para reduzir a duração do torneio e sugeriram que a Copa das Confederações de 2021 seja disputada em outro país entre junho e julho.

Ultima Hora