Avalanches no Norte do Afeganistão deixam pelo menos 200 mortos

By | 26/02/2015

O número de mortos nas avalanches no Norte do Afeganistão ultrapassou 200, informaram nesta quinta-feira (26) as autoridades afegãs, acrescentando que a maior parte ocorreu na província de Panjshir, ao norte de Cabul.

Pelo menos 168 pessoas morreram na província de Panjshir, segundo o governador Abdul Rahman Kabiri, citado pela Agência France Presse. O responsável pelo Gabinete de Catástrofes no Crescente Vermelho Afegão, Abdul Rahman Kalantari, admitiu a possibilidade de aumento do número de vítimas em Panjshir. O balanço anterior das autoridades indicava cerca de 100 mortos.

As outras mortes ocorreram em Nuristan e Badakhshan, províncias no Nordeste, Nangarhar e Laghman, no Leste, e na província central de Bamiyan, fortemente atingidas por condições meteorológicas adversas que têm afetado o Norte do Afeganistão nos últimos dias.

No domingo (22), uma avalanche de neve que destruiu diversas casas na província de Badajshan matou 12 pessoas que estavam dormindo.

O Afeganistão é atingido frequentemente por desastres naturais que provocam grande número de mortos, como foi o caso dos deslizamentos de terra que causaram a morte de 2 mil pessoas em maio de 2014 na Região Nordeste do país.

Internacional