Astronauta posta no Twitter foto de ‘lugar mais azul do mundo’

By | 16/06/2015

O astronauta americano Scott Kelly postou em sua conta do Twiter uma imagem do que chamou de ‘o lugar mais azul do mundo‘. "Esse lago no nordeste do Himalaia parece o lugar mais azul do mundo visto da Estação Espacial Internacional", escreveu o astronauta. A foto mostra o lago Cuo Womo, também chamado de Co Ogma ou simplesmente lago Womo.

O lago, com o comprimento máximo de sete quilômetros e uma área de 22 quilômetros quadrados se encontra a 4.970 metros de altitude em Rikaze, uma região praticamente despovoada no Tibete. A água dele vem do escoamento da água da chuva que escorre das montanhas ao redor. Não chove muito naquela área (300 litros por metro quadrado), mas a temperatura fria, com uma média anual de 2 °C, ajuda na conservação da água. E a forma como ele absorve radiações do sol é o que dá a esse lago sua cor particular.

Kelly já havia postado em sua conta uma imagem de Fortaleza, desejando boa noite a cidade. A mensagem dizia: "Boa noite #Fortaleza #Brasil da @space_station".

Em sua segunda missão na Estação Espacial Internacional, Kelly selecionou as fotos de lugares ‘mais azuis’ que fotografou para sua conta no Twitter. A previsão para que o astronauta retorne à Terra é março de 2016.


Internacional