Acordo com governo grego pode sair amanhã

By | 23/06/2015

Londres. Os líderes da zona do euro anunciaram que o acordo para evitar o calote da Grécia avançou e pode ser selado amanhã. Depois de quatro horas de reunião em Bruxelas, os chefes dos países do bloco avaliaram ontem como positiva a nova proposta grega, faltando apenas detalhes técnicos com os credores para ser aceita e ratificada.

"Um resultado pode ser atingido na noite de quarta-feira e apresentado na quinta (25) pela manhã", afirmou o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk. "Nós avançamos e todos os lados estão comprometidos em buscar solução", ressaltou. Já o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, disse estar "convencido" de que a negociação vai ser "finalizada" nesta semana.

A ideia é que os ministros de Finanças da zona do euro se reúnam amanhã à noite para definir o assunto antes de quinta, quando começa um encontro de dois dias, sobre outros temas, entre os líderes da União Europeia.

Depois de dias de conversas frustradas, lideranças se encontraram para analisar a proposta feita no domingo (21) pela Grécia para pagar uma dívida de 1,6 bilhão de euros com o Fundo Monetário Internacional (FMI) que expira no próximo dia 30.

Internacional