Abras: vendas em supermercados crescem 3,42% acima da inflação em janeiro

By | 25/02/2015

As vendas do setor supermercadista tiveram crescimento real de 3,42% em janeiro na comparação com o mesmo período do ano anterior, de acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Na comparação com dezembro de 2014, as vendas tiveram queda de 20,48% de acordo com o Índice Nacional de Vendas Abras, apurado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade. Os dados foram deflacionados pelo IPCA/IBGE.

Para o presidente do Conselho Consultivo da Abras, Sussumu Honda, o crescimento de 3,42% segue o ritmo que vinha se delineando em novembro e dezembro. "O resultado do primeiro mês do ano é bom, mas o nosso setor segue com muita expectativa e certa preocupação os acontecimentos econômicos em curso", disse em nota.

Em valores nominais, as vendas do setor tiveram alta de 10,81% em relação a janeiro do ano anterior e, quando comparadas a dezembro, houve queda de 19,50%.

Ainda em nota, Honda ponderou que as perspectivas para o setor este ano dependem do comportamento do emprego. "Ainda não foram divulgados os dados de emprego em janeiro e este é sempre um bom indicador para nossas vendas, mas pelo que pudemos observar na resposta dos supermercadistas, se houve uma queda ou diminuição no ritmo de emprego por conta do momento econômico do País, ele ainda não foi tão significativo", considerou. A Abras espera um crescimento real de cerca de 2% nas vendas do setor em 2015.

Negócios